Crítica: O Negócio – por Matheus Jardim

“- Vamos assistir ‘O Négocio’ ?

  – Que negócio?
O Negocio!
– Que Negocio?!?”

  • Eu e a Ju umas 16 vezes durante a maratona… 

Depois de uma boa experiência assistindo a temporada de estreia de Magnifica 70 ano passado aliada a uns bons spots de TV despertaram meu interesse em assistir O Negócio, uma das séries nacionais produzidas pela HBO. Aí bastou 5 minutos de conversa e uma propaganda pra convencer a Ju a me acompanhar na maratona das duas primeiras temporadas.

Num bom sofá, uma ótima TV, a HBO GO e a melhor das companhias acompanhei  a saga de Karin, Luna e Magali, as putas mais fodas do Brasil com seus grandes planos e objetivos maiores ainda. Vinte e seis episódios, muitas risadas, e muuuuuuitas cenas de sexo depois cheguei a um veredito: O Negócio é bom ? Não! Mas nem por isso deve ser descartado…

A série é narrada por uma das personagens principais, a Luna. Mas mesmo assim o enfoque maior fica para a Karin, uma das melhores prostitutas de São Paulo, que está chegando ao fim de sua carreira e viu que precisa se empenhar para ganhar mais dinheiro para poder se aposentar. E justamente nesse momento que ela briga com seu booker (nome chique para o tradicional cafetão) Ariel, que tinha começado a passar os melhores clientes e serviços para as garotas mais jovens. Karin resolve que não vai mais depender de cafetões e tem a idéia de aplicar estratégias de marketing no mundo da prostituição e convida Luna, sua amiga e colega de profissão, para ser sua sócia num serviço de acompanhantes de alto nível. Luna é jovem mas sonha em se aposentar cedo fazendo um só programa: casando-se com um milionário.

Lá em cima eu falei de uma terceira moça… a Magali. A Magali começa a aparecer no background dos episódios da primeira temporada, só como uma presença chatinha que aos poucos vai ganhando mais espaço e ficando mais divertida, mas ainda sim meio mal trabalhada e essa é a impressão que eu tenho de cada um dos personagens da sé.rie. Eles estão lá para fazer a história funcionar mas a história não flui com eles, personagens vão acumulando funções diferentes aparentemente pra economizar em apresentar um personagem novo, já que nenhum personagem é muito definido dá pra encaixar qualquer um em qualquer função. Mesmo quando tentam aprofundar  alguns personagens, tipo mostrando a Luna com seu núcleo familiar e o passado da Karin, é meio estranho, forçado.

Entre as coisas que me incomodaram na série está o fato da maioria dos plots se resolverem no mesmo episódio que começam, e geralmente de formas muito simples, na primeira temporada quando as meninas se engastalhavam em alguma coisa bastava que Karin assistisse uma palestra de marketing ou algo do tipo pra ter “A” ideia pra sair da enrascada. E é tudo muito óbvio, até os diálogos, eu e Ju adivinhávamos o que seria falado e o que aconteceria em quase todos os momentos.

Mas se os personagens são rasos, os plots bobos e os diálogos fracos por que caralhos eu assistiria essa merda? Eu não descarto a série por que com a mesma força que o seriado tenta ser sério no plot principal ele tenta ser ridículo nos secundários, e é aí que a série brilha!

A saga do Yuri de Los Pampas…

As participações do Ariel…

Os golpes do Oscar…

E as crises existenciais regadas a grapa do Zanini são engraçadíssimas e surreais

A avô da Magali é provavelmente o melhor personagem da série! A excessão dos ótimos subplots fica com a história do Augusto que é um pé no saco, mas um pé no saco necessário. E o elenco todo trabalha muito bem! E precisa de um bom grupo de atores para conseguir deixar tudo isso divertido como é.

O Negócio é bom? Não! Mas aguardo ansiosamente a estreia da terceira temporada, dia 24 de abril (mesmo dia do retorno de Game Of thrones) na HBO.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s